Processômetro (2024)
1º Grau
9.510
2º Grau
3.877
Atualizado em:
23/04/2024, às 16:22

Nossos valores

Acessibilidade

Saiba mais

Secretaria de Gestão

2 Planejamento

2.1Conceitos

O planejamento estratégico é um processo gerencial, contínuo e dinâmico, que envolve toda a estrutura organizacional, tendo em vista o planejamento do futuro mediante ações estabelecidas no presente.

Nesse processo, é promovida a análise dos ambientes externo e interno da instituição a fim de estabelecer as diretrizes estratégicas, quais sejam, missão, valores, visão, objetivos, metas e indicadores, elementos esses que nortearão as iniciativas a serem trabalhadas nos próximos anos de vigência do plano estratégico.

Já a Gestão Estratégica envolve o direcionamento das atividades de uma instituição para a realização de sua missão e o alcance de sua visão de futuro, por meio do cumprimento de seus objetivos estratégicos.

O conceito de Gestão Estratégica é mais amplo que o de Planejamento Estratégico, já que alcança as rotinas de desenvolvimento do órgão, no acompanhamento da execução do que foi planejado.

^ Voltar ao topo

2.2 Identidade Institucional

A identidade institucional é composta por Missão, Visão e Valores. Através dos três elementos, pode-se reconhecer uma organização, saber qual o seu escopo, que ideais defende e qual meta deseja atingir em um futuro próximo.
Missão, Visão e Valores representam, em síntese, o “quê”, o “para quê” e o “com quê”, dados que a entidade carrega em si, que traduzem seu DNA, sua vontade e seu espírito.
Transcorrido um dado lapso de tempo, a visão de futuro de uma instituição pode e deve ser revista. O planejamento é a sequência de ideias a serem postas em prática com o objetivo de alcançar um status ainda não atingido. Por ser reflexo de um momento, é necessário questionar se a visão de futuro ainda constitui a vontade máxima do órgão ou se as circunstâncias internas e externas se alteraram de modo a transformá-la.
A vontade se mantém ou passa, permanece ou se modifica. Já o DNA não se altera; continua. Não obstante, com o passar do tempo, olhares cada vez mais refinados permitem diagnosticar nuances ainda ocultas, descobrir aspectos que esperavam para ser revelados. Assim, a Missão de uma entidade, que constitui sua razão de ser, sua declaração de propósito, não pode ser desconstituída, desconfigurada, mas permite a descoberta de significados implícitos que podem ser explicitados durante um processo de revisão.
Também o espírito é o mesmo, ainda que se fortaleça ou venha a sofrer perdas. Os valores da instituição demonstram anseios superiores a meros objetivos, são pretensões de todos e de nenhum em especial. Serão revelados pela conduta diária, influenciarão os relacionamentos e auxiliarão na tomada de decisões. Declarar valores novos ou omitir valores antigos significa a reflexão sobre o estado de espírito institucional atual, sobre o que se possui e sobre o que se deseja obter.
O plano estratégico elaborado em determinada data não é mais o mesmo no dia seguinte e vai atravessando mutações informais de sentido, até ser reescrito em outro ponto da história. Daí dizer-se que o planejamento é uma tarefa contínua, dinâmica. Essa metamorfose pode ser reconhecida ao longo da execução do plano original ou com o fim do período pré-estabelecido de vigência.
Importante, é notar, sem embargo, que todos tomamos parte nessas transformações, ao registrar formalmente o entendimento em vigor ou vivê-lo no dia-a-dia. Somos, portanto, parte de uma realidade maior, que nos molda e a qual moldamos.

IDENTIDADE INSTITUCIONAL DO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 16ª REGIÃO

A Missão é o objetivo fundamental de uma organização e consiste na definição dos seus fins estratégicos gerais. A missão deve ser uma declaração que define a que a instituição se propõe. Consiste na razão de ser da instituição, aquilo que justifica sua existência. É uma ferramenta de comunicação, que esclarece para o público interno e para a sociedade o negócio da organização, o que ela faz.


NO PLANO ESTRATÉGICO DO TRT-MA 2015-2020, A MISSÃO FOI ASSIM DEFINIDA: Solucionar conflitos trabalhistas com celeridade e efetividade.

A Visão é o estado desejado ao término da vigência do Plano Estratégico. A visão de futuro determina o que a organização pretende ser. Trata-se do que a organização almeja, o que ela deseja construir enquanto cumpre sua missão. A visão propicia o comprometimento dos colaboradores, ao expressar as ambições da instituição.

 

NO PLANO ESTRATÉGICO DO TRT-MA 2015-2020, A VISÃO FOI ASSIM DEFINIDA: Aperfeiçoar-se como instrumento efetivo de justiça, paz social e cidadania.

Os Valores são qualificações da conduta diária. Sinalizam o que se persegue em termos de padrão de comportamento de toda a equipe na busca da excelência. Constituem uma fonte de inspiração, por meio da qual a organização declara que atributos deseja preservar, adquirir ou incentivar.

 

NO PLANO ESTRATÉGICO DO TRT-MA 2015-2020, OS VALORES FORAM ASSIM DEFINIDOS:
Acessibilidade
Comprometimento
Efetividade
Ética
Gestão participativa
Humanização
Probidade
Responsabilidade socioambiental
Urbanidade
Valorização das pessoas

DECLARAÇÃO DE VALORES DO TRT-16

É premissa de atuação do TRT16 que todos os usuários, internos e externos, tenham acesso a serviços e informações, de maneira simplificada e com qualidade. Nossas ações demonstrarão a dedicação na realização de cada tarefa e o zelo no cumprimento da missão institucional.
Nossa busca será constante para que nossos processos de trabalho sirvam à entrega do serviço buscado pelo usuário. Seremos imparciais, honestos e orientados pela impessoalidade. Partilharemos informações sobre a gestão, promovendo uma administração dinâmica e democrática na tomada de decisões. O ser humano será considerado em seus aspectos físico, mental, social e ambiental, para a priorização da igualdade entre as pessoas, respeitando as diferenças individuais. A condução das atividades administrativas não se desviará da finalidade pública e expressará nossa
integridade e retidão de caráter. Contribuiremos para a construção de uma sociedade em que se exercite plenamente a cidadania, com especial atenção à preservação do meio ambiente. Nossas relações pessoais, internas e externas, serão permeadas pela cortesia e pelo respeito. O exercício profissional servirá ao reconhecimento da dignidade da pessoa humana e expressará a firme crença de que as pessoas são o elemento mais importante da nossa função institucional.

^ Voltar ao topo

2.3 Objetivos Estratégicos


Objetivos estratégicos são declarações de ações que direcionam o caminho para a execução da estratégia. Constituem uma parcela da visão de futuro e são os resultados que a organização pretende atingir.
A maneira de analisar o seu desenvolvimento é por meio de indicadores, eleitos por representarem uma grandeza que exprime uma realidade que se pretende modificar.
Na verdade, o indicador se apropria do conteúdo do objetivo ao qual está vinculado e direciona as ações da entidade ao seu cumprimento, visto que é um segundo grau de orientação quanto ao trabalho que deverá ser desenvolvido.
Somente por meio da fixação de metas para os indicadores será possível constatar o alcance do objetivo declarado: sabendo como serão avaliados, os colaboradores terão condições de ajustar sua força de trabalho em busca dos resultados pretendidos.

OBJETIVO ESTRATÉGICO 1: Desenvolver ações voltadas à promoção da qualidade de vida

Descrição: Objetiva potencializar o capital humano, por meio da valorização dos colaboradores, avaliação e desenvolvimento de competências, do incentivo à prevenção em saúde da humanização nas relações de trabalho.

OBJETIVO ESTRATÉGICO 2: Promover formação continuada do quadro funcional

Descrição: Busca a elaboração de programas estruturados de desenvolvimento pessoal e profissional de forma continuada e com o objetivo de estabelecer itinerários formativos para cada categoria funcional.

OBJETIVO ESTRATÉGICO 3: Aperfeiçoar a infraestrutura e a governança de TIC

Descrição: Visa garantir confiabilidade, integridade e disponibilidade das informações, dos serviços e sistemas essenciais, por meio do incremento e modernização dos mecanismos tecnológicos, controles efetivos dos processos de segurança e de riscos.

OBJETIVO ESTRATÉGICO 4: Garantir a infraestrutura apropriada às atividades do TRT

Descrição: Refere-se à manutenção do patrimônio material, com o intuito de prolongar a vida útil de equipamentos e conservar a estrutura física, assegurando um ambiente de trabalho saudável.

OBJETIVO ESTRATÉGICO 5: Assegurar produtividade na prestação jurisdicional

Descrição: Tem por finalidade apresentar respostas à crescente demanda judicial e envolve a análise da execução das atividades, com vistas ao melhor desempenho da organização.

OBJETIVO ESTRATÉGICO 6: Estimular a conciliação

Descrição: Visa propagar o sentimento conciliatório como mecanismo de resolução dos processos e contraponto à cultura de litigância.

OBJETIVO ESTRATÉGICO 7: Gerenciar demandas repetitivas

Descrição: Refere-se ao monitoramento dos grandes litigantes e das demandas repetitivas, com o objetivo de reduzir o acúmulo de processos relativos à litigância serial.

OBJETIVO ESTRATÉGICO 8: Impulsionar os processos de execução

Descrição: Busca reconhecer a execução como fase crítica do processo e que deve ser priorizada, por meio de ações que otimizem os processos de trabalho e permitam a solução definitiva das demandas.

OBJETIVO ESTRATÉGICO 9: Ampliar o modelo de gestão participativa

Descrição: Tem por finalidade gerar sentimento de coesão e proximidade entre as unidades judiciais e administrativas, divulgando boas praticas e alinhando procedimentos.

OBJETIVO ESTRATÉGICO 10: Aprimorar a qualidade da gestão administrativa

Descrição: Relaciona-se com a eficiência operacional, com a transparência institucional e com a adoção de práticas consolidadas de gestão, envolvendo estratégia, comunicação, processos de trabalho e projetos.

OBJETIVO ESTRATÉGICO 11: Assegurar mecanismos de controle para a administração

Descrição: Trata-se de melhorar o controle e a fiscalização dos atos administrativos por meio da implantação de normas e procedimentos.

OBJETIVO ESTRATÉGICO 12: Aperfeiçoar a gestão de custos

Descrição: Envolve estabelecer uma cultura de redução do desperdício de recursos públicos, de forma a assegurar o direcionamento dos gastos para as necessidades essenciais e as prioritárias.

OBJETIVO ESTRATÉGICO 13: Promover a cidadania e a integração com a sociedade

Descrição: Relaciona-se com a concretização dos direitos constitucionais, através de ações de responsabilidade socioambiental, que contribuam para o fortalecimento da educação e da consciência dos direitos e deveres do cidadão.

OBJETIVO ESTRATÉGICO 14: Busca a efetividade na prestação jurisdicional

Descrição: Trata-se do resultado pretendido com a prestação jurisdicional: que todos os atos judiciais sejam efetivos, tendentes à finalização dos processos e à satisfação dos direitos.

^ Voltar ao topo