TRT-MA mantém atividades administrativas em andamento para garantir funcionamento da Justiça do Trabalho no Maranhão

sexta-feira, 3 de Abril de 2020 - 16:53
Redator
Edvânia Kátia
Revisor
Rosemary Araujo

O Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-MA) está mantendo as atividades administrativas em andamento no período em que os coordenadores de serviços e servidores estão trabalhando por meio remoto, durante o período de quarentena da COVID-19, nos órgãos do Judiciário em todo o País. No período de 16 a 31 de março, foram realizadas diversas atividades, incluindo publicação de licitações, pagamento a fornecedores, recepção de notas fiscais, portarias com assuntos diversos, andamento nos processos administrativos, entre outros.
Na Diretoria-Geral e demais setores que atuam no andamento dos processos administrativos, as rotinas administrativas também continuam. Foram abertos, nesse período, 356 novos protocolos administrativos e movimentados 1.096 que continuam tramitando. Nesses processos, foram gerados, ainda, 2.093 documentos. Uma das áreas mais demandadas é a de Tecnologia da Informação, com 1.308 atendimentos, especialmente aos magistrados e servidores que se encontram em trabalho remoto.
Na área de pagamentos, a Secretaria de Orçamento e Finanças está dando vazão ao cumprimento dos contratos com os fornecedores e foram expedidas 30 notas de empenho e realizados 84 pagamentos. Estão em vias de pagamento outras 26 notas fiscais e 27 recibos. No Apoio a Aquisições e Compras, foram publicados dois editais de licitação. 
Desde 23 de março, as atividades administrativas também estão sendo realizadas por meio remoto pela maioria das unidades vinculadas à chamada Área Meio (que não atua diretamente com os processos judiciais). A determinação consta do Ato Conjunto GP e GVP/CR Nº 1/2020, assinado pelos dirigentes do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (Maranhão), desembargadores Américo Bedê Freire, presidente, e José Evandro de Souza, vice-presidente e corregedor, que estabelece o trabalho remoto em toda a jurisdição, enquanto perdurarem as medidas restritivas da atual conjuntura de prevenção ao contágio pelo Coronavírus (Covid-19). Pelo Ato, está sendo mantido em serviço presencial o pessoal estritamente necessário e, sempre que possível, em sistema de rodízio, para as atividades essenciais. 
Resumo das atividades - No vasto rol dos documentos administrativos criados, registram-se 705 despachos, 360 documentos principais digitalizados, 246 documentos anexos digitalizados, 167 informações processuais e 53 notas fiscais/recibos pagos, dentre outros.
Trabalho remoto - Também por determinação do Ato Conjunto GP e GVP/CR Nº 1/2020, que disciplina o trabalho remoto em toda a jurisdição do TRT-MA, a comunicação aos magistrados, advogados, partes, membros do Ministério Público, servidores e demais auxiliares da Justiça deverá ser realizada exclusivamente por meio telefônico ou eletrônico. 
TRT-MA divulga lista de celulares institucionais para atendimento remoto - para entrar em contato com a área/unidade de seu interesse, o usuário deve acessar a lista de celulares institucionais, sob a responsabilidade de servidores aptos a prestarem as informações relativas às suas respectivas áreas de atuação. Clique AQUI e veja a lista.

 

333 visualizações